quarta-feira, 1 de abril de 2009

Moda

Década de 20

Período marcado pela prosperidade econômica e pelo “adeus” aos espartilhos. A mulher estava mais livre, permitia-se mostrar as pernas, o colo, a usar maquiagem. Os vestidos mais curtos e leves, com silhueta tubular, deixavam braços e costas à mostra, facilitando a dança. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos facilitavam os movimentos frenéticos exigidos. A música trás roupas adaptadas a seus ritmos: jazz, foxtrot e o charleston. Vestidos vaporosos e fluidos com meias tom da pele. Apesar dos movimentos culturais em busca das raízes brasileiras, a moda segue o que dita a França, a despeito do clima e das diferenças de estação. Como, por exemplo, temos a própria Tarcila do Amaral que casa usando um vestido do estilista francês Paul Poiret. No âmbito da moda surge a melindrosa, criada pela caricaturista J. Carlos. Símbolo da mulher brasileira da época, já indicava um rumo para a sensualidade, traço que figura entre os principais da moda brasileira atual. Entretanto, para a moda, o final dessa década reserva um acontecimento marcante: surge o primeiro nome da moda nacional – Mena Fiala, nascida em Petrópolis e criadora talentosa de vestidos de noiva, que se consolidou no Rio de Janeiro ao longo da década de 30.


Década de 30


A década de 30 começa sentindo o reflexo da crise da bolsa de Nova York.
É um período de crise, que se reflete na moda tornando o visual de homens e mulheres mais sóbrio, com aparência mais adulta, porém não menos sofisticado.

A mulher dos anos 30 redescobriu suas formas, sem grande ousadia, mas com elegância e leveza. Afastou-se do estilo menina (característica da melindrosa) tornando-se uma mulher refinada. Novos modelos começaram a fazer sucesso, devido à popularização da prática de esportes, como o short que surgiu a partir do uso da bicicleta.
As mulheres incluem bermudas e calças no seu vestuário, até então exclusivas no guarda-roupa masculino.






Década de 40

Apogeu de Hollywood e Carmem Miranda, como um dos marcos desse período. Com ela surgiu à primeira fantasia genuinamente brasileira, criada por Alceu Pena: a baiana. (Gontijo). Quanto à moda, é nesta década que começa a existir moda brasileira. Ou pelo menos, uma adaptação mais conscienciosa do que era ditado por Paris. Cores, texturas foscas e brilhosas, a formalidade e suntuosidade (signos) compõem o processo de comunicação entre ídolo e fãs que interpretam cada signo, segundo seus conceitos culturais, políticos e econômicos.
E no exterior a simplicidade a que a mulher estava submetida talvez tenha despertado o interesse pelos chapéus, que eram muito criativos. Turbantes, chapéus, lenços e redes para o cabelo estiveram em alta, assim como bolsas a tiracolo, de passeio e utilitárias. Os sapatos tinham aspecto pesado e masculinizado, incluindo o modelo plataforma, muito difundido por Carmem Miranda.


Década de 50


A mulher dos anos50 se tornou mais feminina e glamorosa, de acordo com a moda lançada pelo “New Look”, de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de salto alto, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. Nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o “New Look” Dior, o que indica que a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação.
Já no Brasil houve os chamados “anos dourados” da classe média, confirmando a extraordinária importância da mídia e da indústria cultural, na moda o marco da década de 50 foi o aparecimento de butiques e costureiros, sendo estes os fundadores de uma costura “de autor”, não colada nos lançamentos europeus. È no inicio da alta costura no Brasil, e onde surgem os primeiros questionamentos a respeito da autenticidade da moda brasileira, ou do que esta viria ser. Intensificou-se a produção de revistas e jornais, que alcançaram uma tiragem nacional, com destaque para os colunistas de renome, que passam a exercer papel importante na divulgação dos fatos que envolviam a moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário