quarta-feira, 1 de abril de 2009

Política

Política nos anos 20, 30, 40 e 50

A crise política dos anos 20 foi caracterizada pela rejeição do sistema oligárquico, que era associado ao "rei Café". Seu desfecho foi o fim da hegemonia da burguesia cafeeira na condução da economia e da política brasileiras. Mas a estreita relação entre café e indústria fez com que tanto os cafeicultores quanto os industriais fossem identificados como beneficiários da política do governo. De fato, os industriais - supostamente representantes dos novos tempos - aliaram-se em sua maioria aos setores mais conservadores das forças em luta. Ao se inaugurar a Era Vargas, apesar das dificuldades políticas e econômicas enfrentadas, a industrialização do país já iniciara um caminho sem retorno.

O Brasil na década de 1930

O inicio da década foi marcado pela crise econômica (consequência da quebra de bolsa de Nova Iorque em 1929) e pela agitação política. Depois seria marcada pelo autoritarismo do governo de Getulio Vargas.

Na década de 1930 pela primeira vez formaram-se fortes partidos políticos de abrangência nacional, contrastando com a Primeira República, período em que os partidos tinham caráter estadual – o Partido Comunista era muito pequeno politicamente, além de clandestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário